O Espaço Conviver surge da necessidade de revitalizar um local já existente no Centro Juvenil Mericiano – CEJUME, denominado anteriormente “área coberta”, afim de que este possa ter utilidade ampliada nas ações ofertadas às crianças, adolescentes e mulheres atendidas na Entidade, indiferente da condição climática, especialmente chuva e frio, característicos do Rio Grande do Sul.
Toda a estrutura da Entidade é utilizada para o desenvolvimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com a oferta de Grupos e Oficinas Socioeducativas que estimulam a prevenção de situações de risco, observando suas habilidades, com foco no fortalecimento dos laços de solidariedade entre os pares, comunidade e família.
Deste modo, solicitou-se através de apresentação de projeto à 3º Vara Federal de Passo Fundo/RS, Justiça Federal 4º Região, apoio financeiro para que esta área fosse cercada com vidros, dando origem ao “Espaço Conviver”, concretizando-se com sucesso.

No local, foram disponibilizados jogos já pertencentes a Entidade, como: Pebolim (futebol de mesa); Ping Pong, além de outros brinquedos que ficarão disponíveis para que às crianças e adolescentes possam fazer uso durante a permanência no CEJUME. O espaço também favorecerá momentos de confraternização que poderão ser realizadas de modo seguro, indiferente de condição climática.

O Espaço Conviver, como próprio nome sugere, tornou-se um local de socialização e interação, favorecendo o sentimento de acolhida e pertencimento daqueles que fazem parte do CEJUME.


